O que é ficha catalográfica?

A ficha catalográfica resulta da Catalogação na Publicação (CIP – Cataloguing in Publication) e consiste na catalogação do livro antes de sua publicação, identificando a obra de forma permanente e padronizada. Por permitir que a identificação faça parte do próprio livro, a catalogação auxilia as editoras e livrarias na divulgação e comercialização das obras, ajuda as bibliotecas no processo de catalogação de livros, facilita o registro bibliográfico em qualquer suporte, propicia a uniformização da citação bibliográfica, permite às editoras a organização de arquivos, catálogos comerciais e material promocional dentro de padrões uniformes e, por fim, propicia aos livreiros informações concisas sobre a matéria abordada no livro, facilitando seu agrupamento por assunto e favorecendo a veiculação da obra.

O ISBN – International Standard Book Number – é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição.

Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a circulação e a comercialização dos livros.

É o autor, pessoa física, ou pessoa jurídica quando a lei permitir. A pessoa jurídica não escreve, não pinta, não canta, mas pode ser titular do direito por cessão ou outra disposição legal.

Produção digital
O processo digital possibilita a execução de pequenas tiragens (entre 10 e 500 exemplares), pois não necessita de matrizes; assim, o custo por exemplar é praticamente uniforme, independentemente da quantidade de exemplares a serem produzidos.

Produção em offset
Já no processo de impressão offset, faz-se necessária a utilização de insumos que serão convertidos nas matrizes. É uma forma de impressão indireta, pela qual a chapa offset depositará a tinta sobre uma borracha (chamada de blanqueta) que, a partir  daquele determinado ponto, transfere as informações para o papel, com o auxílio de um cilindro de contrapressão.

Invista para ter uma obra com aparência profissional (com ficha catalográfica, ISBN, código de barras e boa impressão) e distribua entre as bibliotecas e institutos onde ela possa ser usada como referência: você acaba atingindo o seu trabalho e sendo reconhecido por seus pares. Planeje uma bela noite de autógrafos, convidando todo mundo que você conhece; dependendo do seu número de amigos, o lançamento pode pagar uma parte ou todo o custo de impressão.

1. Se você não tem interesse em adaptar a sua obra para um público que não conhece.

2. Se você tem um público comprador cativo.

3. Quando interessa mais a você do que a um editor comercial, ver sua obra editada.