Conversa de Escritor – 4ª edição/2025

Na semana que celebrou o Dia Nacional da Consciência Negra, o Conversa de Escritor abriu espaço para uma peça teatral baseada na história do livro “A cor que eu quero pra mim”, (Editora Comunnicar/2025), escrito e ilustrado por João Paulo Rivera.

O Professor João é um artista e educador vibrante, com uma paixão inabalável por transformar vidas através da arte. Bacharel em Artes Plásticas e licenciado em Educação Artística e Pedagogia, ele atua como Professor de Artes, História e Teatro, desenvolvendo projetos inovadores no setor de Arte Educação. Sua conexão com a cultura se estende ao ramo carnavalesco, tendo sido Rei Momo de Santos por cinco anos e hoje é jurado de carnaval em diversas cidades. Como fundador do Coletivo Ubuntu e Cia. Royale Produções Artísticas & Culturais, João tem sido um agente de mudança, conquistando fomentos culturais para realizar projetos diversos como lançamentos de livros, exposições de arte e peças teatrais. Ele também é um forte defensor do empoderamento afro, participando ativamente de iniciativas como a peça teatral “Luli” e “Ribo”.

Além de dirigir, também participou como ator da encenação teatral. O curioso é que a peça direcionada ao público infantil foi sucesso entre o público adulto pelos figurinos, músicas e a leveza como foi transmitida a diversidade e a aceitação.

Logo após a apresentação e agora com a experiência positiva obtida na Feira Literária de Santos – FLiS 2025, onde teve o segundo maior público, as palestras do Conversa de Escritor retornaram à Pinacoteca. Nessa 4ª edição tivemos Tais Curi, Carlos Chinen e Marcelo Neri.

O Conversa de Escritor é um evento sem fins lucrativos, idealizado e promovido pela Pinacoteca Benedicto Calixto e pela Editora Comunnicar, nas pessoas de Fabio Salgado (Produtor Cultural) e Paulo Pechmann (Produtor Editorial). É aberto a todos os escritores que quiserem relatar suas experiências com publicações, independente da editora. 

Os autores participantes puderam ofertar seus livros no final do evento.

Taís Curi, jornalista e escritora, nasceu em Santos (SP). É mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP, e por duas décadas atuou como repórter, redatora e editora em jornal impresso. Também lecionou em três universidades santistas: UniSantos, Unisanta e Unimonte. É autora de livros nas áreas de Cultura, Patrimônio Histórico, Biografia Empresarial; bem como de ensaios, crônicas e contos publicados em antologias, revistas, jornais e e-books. Foi diretora de Redação da Revista Litoral Vivo; assessora parlamentar da Câmara Federal; editora executiva do Diário Oficial de Santos. Recebeu prêmios nacionais e internacionais em concursos de poética do haicai e também de crônicas. Preside a Academia Santista de Letras.

Carlos Chinen é formado em Engenharia Civil, pós-graduado em Engenharia de Petróleo e em Engenharia de Segurança. É mestre em Gestão de Negócios e possui MBA em Marketing e em Gestão de Negócios. Foi gerente em empresa multinacional, onde foi educado para Planejamento e Gestão, tendo sido colaborador no programa do PNQ – Prêmio Nacional de Qualidade. Foi professor de curso de pós-graduação em Engenharia e empresário no ramo de Saúde. Atualmente trabalha como empresário na Construção Civil, no segmento Built to Suit. Eterno estudioso em Educação e Filosofia. Ministra palestras sobre Gestão Empresarial e é Trader no mercado financeiro e acionário. Presta consultorias e mentorias em Empreendedorismo e Vocação Profissional.

Com três décadas de atuação no comércio marítimo internacional, Marcelo Neri foi presidente da FENAMAR e hoje atua como vice-residente regional das Américas pela FONASBA. É CEO e sócio das empresas Alphamar e Alphaport. Possui formação por instituições como University of California Irvine, Chinese University of Hong Kong e Erasmus University Rotterdam. Recebeu da Marinha do Brasil a Medalha Mérito Tamandaré e a honraria do Mérito Naval. Suas formações em diversos cursos nas áreas da psicanálise, neurociência e medicina integrativa, somadas ao fascínio pela filosofia, humanizaram sua abordagem de liderança, que une escuta atenta e fé lúcida, tornando-o reconhecido pela forma como acolhe os mistérios da condição humana e inspira reflexões transformadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *