Após três anos, 17 eventos, mais de 60 apresentações de escritores e um público estimado acima de 1.000 pessoas o “Encontro de Leitores e Escritores” dá lugar ao “Conversa de Escritor”.
Mantendo o objetivo de destacar autores de livros de nossa região e apresentar suas obras publicadas, de desmistificar a produção literária e estimular novos escritores, incentivar a leitura e a proximidade entre autores e leitores; naturalmente a troca de nome se fez precisa, em razão da grande frequência dos escritores e da valorização por eles demonstrada para com o evento.
Entre vários acontecimentos nessa área, que surgiram nesses últimos três anos na Baixada Santista, o “Conversa de Escritor” se coloca como um campo neutro, não filiado ou patrocinado por qualquer instituição literária, mas sim, à disposição e apoiada por grande parte delas. Supre a carência, na Baixada Santista, de eventos que visam especificamente valorizar as publicações de livros e seus realizadores.
O “Conversa de Escritor” mantém o estilo não convencional de encontros literários, não faz distinção dos assuntos dos livros apresentados e concentra-se na troca de experiências relacionadas a essa área. Também dá espaço para a comunicação de lançamentos e eventos na área editorial. Surgem, agora, novas ideias e possibilidades, renova-se a vontade de dar continuidade. Conheça os escritores, valorize nossos artistas culturais, consuma livros de nossa região, dê sugestões e indicações de participantes. Contamos com a participação de todos.
Os escritores:
Gabriel Davi Pierin, é formado em História pela Unisantos e em Administração pela Universidade Metropolitana. Dentre suas inúmeras atividades, atualmente é professor, articulista de esportes no jornal A Tribuna e é historiador do Centro de Memória do Santos FC e Museu do Surfe. Em abril lançara o livro “Histórias da Vila Belmiro” em parceria com Guilherme Guarche e Gabriel Santana. Pierim tem outras obras já publicadas, entre elas: “O Nascimento de um Gigante: a História da Fundação do Santos Football Club”, “1927: o Primeiro Ano Mágico” e “Uma Estrela na Escuridão”, um fantástico livro não só por retratar as circunstâncias vividas pelos judeus na
2ª Guerra, mas por mostrar a resiliência de Andor Stern, o único brasileiro sobrevivente ao Holocausto.
Dr Arnaldo Duarte Lourenço é médico em Santos, cidade onde nasceu e realizou inúmeros feitos em sua carreira. A medicina, seu caráter e seu dinamismo levou Dr Arnaldo a presidir a Associação dos Médicos de Santos (atual APM) e, a AMS lhe proporcionou participar do Movimento Médico do Cafézinho Literário – MMCL. E foi nessa ocasião que o Dr Arnaldo começou a produzir artigos, contos, poesias e acrósticos. Nunca escondeu a vontade de escrever um livro e, após 47 anos de exercício da medicina.
Mario Azevedo Alexandre, nasceu em São Vicente, é bacharel em Direito e Comunicação Social, contabilista, professor e autor de vários livros, entre eles: “Renascer de Um Sonho” (poesia), “São Vicente Pétala do Oriente” (Haicai), “Crônicas Recolhidas e Escolhidas” e “O Futebol na Minha Vida”. Pertence a vária instituições entre elas o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, Academia Santista de Letras, Academia Vicentina de Letras, Artes e Ofícios e Academia Maçonica de Letras (SP).