Conversa de Escritor – 2ª edição/2025

No “Conversa de Escritor” desta edição, além da apresentação de três excelentes autores, abre espaço também para notícias importantíssimas na área cultural de nossa região.

A Academia de Letras de Santos realizará, com a organização do Instituto João Cláudio e o apoio da Editora Comunnicar, uma feira de livros, um encontro literário. Os detalhes foram contados pela Presidente da ASL, Taís Assunção Curi Pereira, e pelo Diretor do Instituto João Cláudio.

Tivemos também a presença importante do presidente do IHGS, Sérgio Willians, que fez um convite para o público escritor participar de um novo e excelente projeto: a Biblioteca Digital Santista. Acreditamos que os livros eternizam histórias e o caminho mostrado pelo Sérgio, com certeza, simplificará o acesso a eles.

Os escritores:

Ciça Vaz é formada em Ciências Sociais. Também estudou Inglês e Francês. Trabalhou na COSIPA por 30 anos nas áreas de Expansão/Administração de Contratos com Assistência Técnica Estrangeira, Recursos Humanos/Treinamento e, por 17 anos, respondeu pela área de Proteção e Promoção da Propriedade Intelectual e Industrial. Atualmente, dá aulas particulares de Francês, além de se aventurar recentemente em sua primeira publicação: “Pedaços de Mim”, livro com grande sucesso de crítica e venda.

Graziella Tognetti já é uma conhecida nossa, esteve no 14º Encontro de Leitores e Escritores em novembro de 2023 e falou sobre alguns livros de sua autoria. São vários os motivos para ela estar conosco novamente e o principal deles é que seu mais recente lançamento fala sobre “Pintoras nas Dobras do Tempo”. Nada mais justo que abrir essa exceção, para que ela voltasse aqui na Pinacoteca e falasse dessa arte que tanto nos encanta.

Vanderlei Souza de Araujo é um apaixonado pelo meio ambiente. Desde muito cedo já enxergava em seu caminho o cuidado com a Natureza e fez disso sua missão. Sua biografia, seus projetos e sua dedicação estão escritos nessa sua primeira publicação: “Uma vocação que virou missão: as mil árvores fundamentais”. O projeto de plantio de mil árvores da espécie Pau-brasil tem como objetivo o resgate dessa árvore tão simbólica para nós. O cuidado desempenhado por ele desde a classificação das sementes até a parceria com os tutores de cada muda plantada retrata sua preocupação com a preservação da espécie.